Cláudio Menandro mais uma vez me surpreende com estes Três Estudos Curitibanos.
Se nos anteriores 15 Estudos para violão o aspecto técnico era nítido e preponderante, nestes Três Estudos... a música ocupa a atenção principal.
Acordes e ritmos usualmente encontrados na música popular brasileira se combinam maravilhosamente com a inspiração simples e espontânea de seu autor.
Mas não pense o estudante que o aspecto técnico foi deixado de lado: acordes com apresentações longitudinais e oblíquas em movimento rápido, mudanças bruscas de posição, trabalho intenso do polegar (Estudo Chorado), digitações inusuais (Estudo em Valsa), escalas, contrações, alternância de polegar e indicador (Estudo Sambado), obrigam o violonista a fazer um trabalho técnico apurado e detalhista.
Aqui o uso do metrônomo é fundamental, e o amadurecimento técnico, a meta desejada.
Parabéns, Cláudio! Com estes Três Estudos Curitibanos você vem acrescentar não só à didática, mas ao repertório violonístico brasileiro, obras de incomparável valor.
Faço votos que esta sua inspiração, aliada ao seu profundo conhecimento do violão e da música popular brasileira, não pare de nos surpreender sempre.
Grande abraço.
Fonte foto: www.arteview.com.br