25 Miniaturas para Violão de Cláudio Menandro

Uma das importantes carências do repertório de formação do violão é a coerência de explorações rítmica, melódica e técnica.

Cláudio Menandro tem preenchido esta lacuna com um escrever agradável e de fácil leitura.

Sua proposta composicional estimula a organização das ideias para o entendimento tanto da técnica como do discurso musical, proporcionando um crescimento natural do instrumentista.

Sua coleção de 15 Estudos para Violão, composta para um nível mais avançado de instrumentistas, já mostra claramente suas ideias contemporâneas. E agora, com as 25 Miniaturas para Violão, além de somar ainda mais a este veio composicional, o autor mescla o frescor da música brasileira com as características de um repertório de base das Escolas de Violão tradicionais, típicas dos períodos Clássico e Romântico.

Não obstante suas vinte e cinco minipeças serem voltadas a instrumentistas em começo de formação, sua escrita incita o seu leitor a aprender o discurso também de forma analítica, face à organização da harmonia e estrutura.

Num momento em que a música nova vive de experimentos sonoros e formas musicais que derivam o violão para uma nova superfície, suas Miniaturas vêm aliar formas tradicionais à sua linguagem despojada e com a proposta de suprir a necessidade do repertório de aprendizado.

Foto: Sian Sene.

Luiz Cláudio Ribas Ferreira, violonista